Skip to content

Simpósio da Cana de Alagoas celebra 40 anos com entrega do Troféu Luiz Ernesto Correia Maranhão

Comunicação USA

Maceió sediou a 40ª edição do Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, um dos maiores eventos do setor Sucroenergético do Norte/Nordeste, promovido pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil Regional Leste (STAB – Leste).

Realizado entre os dias 08 e 11 de julho, no Centro de Convenções, o evento é um encontro técnico-científico com grande importância para o setor sucroenergético, promovendo discussões e trocas de conhecimentos sobre temas relevantes da área.

A cerimônia de abertura foi marcada pela solenidade de entrega do Troféu Luiz Ernesto Correia Maranhão, uma homenagem prestada a esse grande industrial que foi também um dos Diretores do Grupo Santo Antônio.

“Luiz Ernesto foi presidente nacional da STAB e também da STAB Leste. Foi uma das pessoas que fundou a STAB e o Simpósio da Cana. Então, a importância é muito grande desse técnico, desse industrial, um estudioso, um cientista, que realmente depois que faleceu, deixou uma lacuna muito grande dentro do setor sucroenergético”, relatou Cândido Carnaúba, presidente da STAB Leste.

Foram 31 homenagens, onde todas as unidades industrias do Estado de Alagoas foram contempladas, assim como todos os diretores da STAB Leste e técnicos que tiveram atuação de destaque ao longo desses 40 anos.

Entre os homenageados estiveram Cristina Maranhão, Diretora do Grupo Santo Antônio e viúva de Luiz Ernesto Correia Maranhão, que recebeu a homenagem pelo legado e pelas contribuições deixadas por Luiz Ernesto ao setor; e José Carlos Maranhão, também Diretor do Grupo Santo Antônio e irmão do homenageado, que recebeu o prêmio em nome da Usina Santo Antônio, mais uma vez reconhecida por todo seu trabalho.

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçucar-AL), Pedro Robério falou sobre a importância de tamanha homenagem.

“Vejo nessa perpetuação do nome dele, a simbologia da pujança, do esforço tecnológico e da qualidade tecnológica que Alagoas possui. Luiz Ernesto extrapolou nossas fronteiras alagoanas, brasileiras, porque ele foi também presidente da Entidade Internacional de Técnicos do Setor”, frisou.

Emocionados, família, amigos e colaboradores do Grupo Santo Antônio prestigiaram o momento.

Breve apresentação sobre Luiz Ernesto Correia Maranhão

Luiz Ernesto Correia Maranhão nasceu em Recife – PE, em 1942, e formou-se engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Iniciou sua atuação no setor em 1965 e, mesmo sendo pernambucano, dedicou sua vida profissional a Alagoas, onde comandou, juntamente com seus irmãos, as Usinas Santo Antônio e Camaragibe, nos municípios de São Luís do Quitunde e Matriz de Camaragibe.

Foi um dos fundadores da STAB, ocupando os cargos de presidente nacional e presidente da Regional Leste. Participou ainda da comissão que estudou e implantou o Consecana, sistema inovador de pagamento de cana pelo teor de sacarose.

Era um profissional estudioso, apaixonado por desenvolver projetos e aprimorar processos industriais — um verdadeiro cientista.

Um líder respeitado, referência em conduta ética, compromisso setorial e responsabilidade social.

Escritório Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 195 Térreo – Jaraguá
CEP 57022-140
Maceió – AL – Brasil
Tel: +55 (82) 3216-1900

Usina Santo Antonio

Usina Santo Antonio S/N – Zona Rural
CEP 57920-000
São Luiz do Quitunde – AL – Brasil
Tel: +55 (82) 3215-2100

Usina Camaragibe

Usina Camaragibe S/N – Zona Rural
CEP 57910-000
Matriz de Camaragibe – AL – Brasil
Tel: +55 (82) 3251-3100

Copyright © - Usina Santo Antonio. Todos os direitos reservados.